
Quais os melhores alimentos para cães e gatos filhotes
Quais os melhores alimentos para cães e gatos filhotes
Cuidar de um animal de estimação filhote requer tantos cuidados quanto um bebê, afinal, assim como eles, os filhotes acabaram de nascer e possuem todos os sistemas do corpo primitivos, ou seja, ainda precisam de tempo para se tornarem mais fortes e resistentes. Nesses primeiros dias é crucial alimentar bem os bichinhos, pois as refeições são as fontes de vitaminas e nutrientes. Saiba quais são os melhores alimentos para cães e gatos filhotes.
Não há muitas especificações para a alimentação dos bichinhos, mas as poucas orientações que existem devem ser seguidas para garantir um bom desenvolvimento.
Conheça quais são os melhores alimentos para cães e gatos filhotes, além de outras dicas aqui nesse artigo.
Alimentos para cães e gatos filhotes
Obviamente, o melhor alimento para cães e gatos filhotes é o leite materno, assim como para os bebês.
É comum que os donos tentem incluir outras coisas na dieta, mas no primeiro mês isso é extremamente não recomendado, pois o sistema digestivo dos filhotes é sensível e coisas “estranhas” farão o bichinho passar mal.
Em casos de filhotes que estão sem a mãe por perto e precisam de alternativas para essa primeira fase de alimentação, é crucial que você não dê, de maneira nenhuma, leite convencional (esses que nós mesmos tomamos) a eles.
O leite deve ser comprado em petshops, pois eles têm uma solução feita a partir de componentes específicos para não agredir o estômago do filhote, além de suprir todos os nutrientes necessários.
Caso você esteja impossibilitado de comprar esse tipo de leite, uma solução alternativa (mas não é recomendado que dá-la ao filhote por muito tempo) é uma receite feita a base de leite integral, creme de leite, mel e gema de ovo.
Esse alimento para cães e gatos é melhor que apenas o leite, pois ele é bem mais nutritivo e agride menos o estômago.
A partir do primeiro mês os dentes dos filhotes começam a crescer, nesse momento você pode começar a introduzir alimentos sólidos, ou seja, ração.
Não é recomendado – de maneira nenhuma – dar uma ração qualquer aos filhotes de cães e gatos. É preciso comprar rações exclusivas para filhotes bem pequenos.
Se possível, compre as que mais têm porcentagem de vitaminas e nutrientes. Elas normalmente são mais caras, mas elas fortalecerão a saúde do seu pet de maneira mais eficaz.
Alimentos que não devem ser dados para cães e gatos
Essa lista não se refere apenas aos alimentos para cães e gatos filhotes que devem ser evitados, mas, sim, para qualquer idade dos pets.
Elaboramos uma lista com os alimentos mais problemáticos:
- Leite e derivados.
- Alimentos gordurosos.
- Doces e chocolate – o alto índice de açúcar é extremamente prejudicial.
- Doces dietéticos.
- Alho e cebola.
- Tomate e Batata.
- Uvas e uvas passas.
- Café e chá preto.
- Frutas cítricas – laranja, limão, abacaxi, etc.
- Abacate.
- Massas cruas – provoca dores de barriga e gases.
- Ossos de alimentos já prontos.
Ter um animal é responsabilidade
Como já dito no começo, cuidar de um animal – seja ele filhote ou não – se assemelha a cuidar de um bebê. É uma vida que requer cuidado e carinho.
A partir do momento que você opta por ter um bicho de estimação você se torna responsável por ele, devendo dar o máximo de cuidados que estiverem ao seu alcance.
Dar os remédios necessários, levá-lo periodicamente ao veterinário, dar banho, aplicar remédios antipulgas e dar os melhores alimentos para os cães e gatos filhotes são os cuidados básicos que devemos ter com os nossos pets.