
Dicas de Alimentação saudável para cães
Dicas de Alimentação saudável para cães
Quando se trata de alimentar seu cão, existem algumas decisões que você precisa tomar, afinal, a nutrição adequada é uma das necessidades básicas de qualquer ser vivo, e é mais do que apenas escolher a marca da ração oferecida. Confira as respostas a algumas perguntas básicas que muitos donos de cachorros têm sobre alimentação.
Que tipo de comida para cães é melhor?
Há muitas marcas e tipos de alimentos para cães disponíveis no mercado e escolher o alimento correto pode ser difícil. A maioria desses alimentos vendidos em lojas especializadas são consideradas "completas e balanceadas" para cães.
Isso significa que a dieta sustenta a vida e atende às necessidades nutricionais básicas de um cão. No entanto, nem todos os alimentos para cães são iguais e muitos especialistas concordam que a qualidade dos ingredientes desempenha um papel importante na saúde e no bem-estar de um cão.
Quando você estiver escolhendo o tipo de alimento ideal para alimentar seu cão, primeiro analise suas prioridades:
- Quão importante é para você alimenta-lo com ingredientes mais naturais e saudáveis? Se isso for muito importante, procure alimentos naturais ou dietas veterinárias terapêuticas. Melhor ainda, considere uma dieta caseira (com orientação do seu veterinário, é claro).
- Quanto custa o fator em sua decisão? Dietas naturais geralmente estão na faixa de preço mais alta. No entanto, as dietas econômicas são muitas vezes feitas com ingredientes de menor qualidade.
- Quanto tempo você está disposto a gastar preparando a comida? Se você quiser economizar dinheiro e tem tempo, uma dieta preparada em casa pode ser a opção mais saudável.
Para comparar os alimentos e determinar qual é o melhor para o seu cão, fale com seu veterinário primeiro. Peça informações a outros donos de cães e faça sua própria pesquisa online.
Em caso de dúvida, pergunte ao seu veterinário sobre um encaminhamento para um nutricionista. Lembre-se de que as opiniões sobre nutrição canina tendem a variar muito e o aconselhamento profissional é essencial.
Cuidado com certos alimentos
A maioria dos cães adora comida e come qualquer coisa que possa encontrar. Nunca dê os seguintes alimentos, pois são prejudiciais ou mesmo tóxicos para cães:
- Chocolate
- Uvas / Passas
- Cebolas
- Bebidas alcoólicas
- Bebidas com cafeína
- Macadâmia
- Massa levedada
- Xilitol (encontrado em goma e doces sem açúcar ou com açúcar reduzido)
- Comida mofada ou podre
- Comidas gordurosas
- Alimentos muito salgados
Quanto alimento devo dar a meu cachorro?
A quantidade de comida para alimentar o seu cão depende de alguns fatores:
- A idade do seu cão (filhote vs adulto)
- Condição corporal do seu cão
- O nível de atividade do seu cão
- O teor de calorias e nutrientes da dieta
Pode parecer conveniente deixar comida o dia todo para o seu filhote, mas isso pode significar que ele vai comer demais.
Em vez disso, verifique no rótulo da comida do seu cão a quantidade sugerida de acordo com o peso dele. Seu veterinário também pode dizer se você deve alimentá-lo mais ou menos, com base em quão ativo ele é ou outras necessidades nutricionais.
A maioria dos especialistas concorda que a alimentação duas vezes ao dia é a melhor opção e o mais recomendado para a maioria dos cães adultos, pois uma vez por dia é muito tempo entre as refeições.
Os filhotes devem ser alimentados 3-6 vezes por dia (filhotes pequenos precisam de comida com mais frequência para evitar a baixa taxa de açúcar no sangue). Converse com seu veterinário sobre um horário de alimentação para o seu cão.