Castração

CASTRAR  OU NÃO?

Essa pergunta ainda deixa dúvidas em muitas pessoas, mas sim, a castração beneficia, e muito, a saúde do pet.

É um procedimento indicado para machos e fêmeas por vários aspectos, dentre eles a saúde, comportamento e para evitar crias indesejadas, diminuindo consequentemente a quantidade de abandonos.

Ao castrar o seu pet você aumenta a qualidade de vida e diminui a possibilidade de infecções e tumores. Os índices de câncer de mama e de próstata praticamente são eliminados. Alguns comportamentos também podem ser modificados, como a demarcação territorial e a gravidez psicológica.

Fêmeas:

É aconselhável castrar antes do primeiro cio, assim, algumas doenças comuns são evitadas, como infecção de útero, câncer de mama, tumor de ovário e gravidez psicológica.

Machos:

Ao castrá-los cedo, o câncer de próstata e outras doenças dos órgãos reprodutores são evitadas. O comportamento agressivo e a demarcação de território podem ser minimizados.

Obesidade:

Uma das principais queixas dos donos é que após a castração o pet começa a engordar. Não se deve culpar a castração. Como eles tendem a ficar mais calmos é necessário estimular brincadeiras e atividades físicas para que eles continuem se movimentando e mantenham um peso saudável.

http://unipatasclinicaveterinaria.com.br