
Adoção de cães e gatos
Adoção de cães e gatos
O controle da população de cães e gatos é algo muito difícil de ser feito, principalmente se tratando de gatos. A adoção é um ato nobre que deve ser cogitado por todos aqueles que desejam ter um bichinho. Saiba mais sobre adoção de cães e gatos.
Adoção de cães e gatos
Como já dito a cima, a adoção de cães e gatos é um ato nobre, que envolve amor e carinho com bichinhos que estão abandonados em canis ou, ainda pior, nas ruas.
A maioria dos municípios tem projeto de Zoonoses e/ ou Movimentos de pessoas que protegem os animais, que tem por função controlar as doenças e saúde dos cães e gatos abandonados, mas normalmente eles cuidam de muitos bichinhos e fazem periódicas feiras de adoção.
É comum que esses projetos ofereçam castração e as primeiras vacinas aos pets, como maneira de estimular a adoção de cães e gatos.
Você provavelmente já passou por alguma feira organizada por eles, onde há muitos cãezinhos e gatinhos para a adoção.
A maioria dos animais abandonados são vira-latas e extremamente dóceis, fiéis, espertos e divertidos, além de terem um sistema imunológico muito mais desenvolvido que os cachorros de raça.
A adoção de cães e gatos é algo que deve ser estimulado, só dessa maneira será possível reduzir a quantidade de animais em abrigos e ruas.
Adoção de cães e gatos é responsabilidade
A partir do momento que você optou pela adoção de cães e gatos é preciso ter consciência da sua responsabilidade e obrigação para com eles. Afinal, eles são seres indefesos e precisam, sim, de muito cuidado.
Algo muito comum de se ver é famílias (principalmente aquelas que possuem crianças) adotarem algum pet e depois não proporcionarem nem os cuidados mínimos com os bichinhos.
Os cães e gatos precisam de uma alimentação correta, de visitas periódicas ao veterinário, de banhos, atenção, carinho, enfim, é preciso cuidar deles como se fossem bebês (no sentido de que dependem muito de nós).
Elaboramos uma lista com os cuidados básicos para você que escolheu pela adoção de cães e gatos:
- Alimente o seu bichinho de maneira adequada, de acordo com a sua idade. Dê a quantidade de refeições indicadas na ração e sempre opte por marcas que têm alto índice de vitamina, nutrientes, etc.
- Dê banhos quinzenais em seus pets, com shampoos específicos para cães e gatos. Atenção: cuidado para não deixar entrar água no ouvido dos bichos.
- Sempre mantenha os cães e gatos com todas as vacinas em dia, sendo todas elas registradas na carteirinha de vacinação.
- Em caso de pulgas e carrapatos, medique seu cão para que ele não sofra com isso.
- Dê todos os remédios periódicos no tempo certo (como vermífugos) para sempre manter o seu pet saudável e sem agentes patológicos.
Sempre consulte um veterinário
Caso você tenha alguma dúvida em específico ou está com suspeitas de que seu pet está doente, o mais recomendado é procurar pelo médico veterinário.
Ele é a única pessoa que pode esclarecer com propriedade todas as dúvidas, além de descobrir se o seu animal está, de fato, doente ou não.
Se você está disposto a cuidar com todo o carinho e atenção de um animal de estimação, não deixe de cogitar a adoção de cães e gatos.